Google   
 

 

 
 
 
 
                                                     

O estetoscópio

 

                   

 

           

      

             O estetoscópio é aquele instrumento que os médicos usam dependurado no pescoço: uma espécie de forquilha de borracha que serve para escutar os sons e as vibrações de órgão como o coração e os pulmões. É um aparelho fundamental para que o médico possa diagnosticar certas doenças.
           Seu inventor foi um médico da Bretanha (França), René Téophile Laennec, nascido em 1871. Certa vez, Laennec trabalhava num hospital, tratando de uma jovem cardíaca. Era difícil auscultá-la (ouvir-lhe o ruído de órgãos internos) da forma como fazia então: através do tato. É que a paciente era muito gorda.
             Tentando solucionar o problema, Laennec foi passear num jardim e lá viu alguns meninos brincando. Um deles encostava o ouvido numa pilha de madeira para escutar melhor as pancadas que o outro dava do lado oposto das tábuas. O jovem médico achara a solução! Voltou ao hospital, tomou de um cartão e deu-lhe a forma de um cilindro. Encostou-o nas costas da paciente e colocou o ouvido na outra extremidade. Agora podia ouvir os ruídos do coração da moça. É que o cilindro impedia que os sons se espalhassem, concentrando-os no ouvido de Laennec. Estava inventado o estetoscópio.
              A partir daí, Laennec aperfeiçoou seu invento até conseguir pequenas trombetas de madeira para auscultação, que foram à base do instrumento hoje usado pela ciência médica.
                                                                                                                                                                                  

      
 
 
                                                                                                                                                                                   
 
Versão para imprimir
  Menu Geral      Voltar    
   

Home